segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Geografia 8º Ano EF B - Características gerais das cidades latino-americanas: Parte I e II

Características gerais das cidades latino-americanas: Parte I



Características gerais das cidades latino-americanas: Parte II


Roteiro de Estudo

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre as aulas de 17 e 18 de Setembro de 2020, referente ao tema: Características gerais das cidades latino americanas Parte I e II. 






02- “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio têm sido o impulso global antipobreza mais bem-sucedido da história”, disse Ban Ki-moon. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/objetivos-do-milenioavancam-mais-do-que-o-previsto-e-mais-metas-devem-seralcancadas-ate-2015-diz-onu/>. Acesso em: 25 jan. 2016. 
a) Com base no que foi estudado, caracterize os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 





b) Na sua opinião, qual é o principal Objetivo do Milênio? Elabore um texto que reflita sua opinião sobre o objetivo escolhido. Escreva por que você escolheu esse objetivo e sugira algumas ações que podem ser feitas para atingi-lo. 






03-MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA 
Um dos desafios da América Latina é buscar a igualdade e a inclusão dos povos indígenas na sociedade. A história dos movimentos sociais do continente perpassa pela luta a favor do reconhecimento e dos direitos humanos de mulheres, crianças, jovens e idosos indígenas. Segundo a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007), os países latino-americanos devem promover direitos fundamentais, como o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurança e a autodeterminação. 
No Brasil, o movimento social indígena ganhou força a partir da década de 1970, contestando as políticas de desenvolvimento adotadas durante o governo militar. Nesse período, muitas comunidades indígenas perderam seus territórios em decorrência da abertura de áreas destinadas ao cultivo agrícola, à exploração de recursos minerais e energéticos e à implantação de obras de infraestruturas de transporte e comunicação que tinham a finalidade de promover a integração do país. 
Na América Latina, tal movimento social atua ativamente em países onde há o predomínio de população indígena, como Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guatemala e México. Esses países registram grandes avanços no reconhecimento dos direitos indígenas, como a participação política desses povos em órgãos dos Poderes do Estado. 
Estima-se que na América Latina existam mais de 800 povos indígenas, representando cerca de 8,3% da população total, isto é, 45 milhões de pessoas. 
Observe o mapa a seguir, que mostra a população indígena de cada país da região. 
a) Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina? 





b) Compare a porcentagem de população indígena do México e do Brasil. 







BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário