segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Geografia 8º Ano EF B - América Latina, espaço socioeconômico


América Latina, espaço socioeconômico

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: América Latina, espaço socioeconômico. 





02- Responda às questões sobre os povos pré-colombianos. 
a) Quais eram as três grandes civilizações existentes no continente americano antes da chegada dos colonizadores? Onde elas se desenvolveram? 





b) Por que essas três civilizações se diferenciavam dos demais grupos que viviam na América? 






03- Imprecisões da Regionalização do espaço geográfico. 
    Atualmente, a América Latina aparece em discursos, no senso comum, no noticiário, como uma região com características ímpares em relação ao resto do mundo e, ao mesmo tempo, dotada de uma certa homogeneidade entre os países [que] integram. [...] Na maioria das vezes, a ideia de América Latina enquanto região homogênea é aceita sem nenhuma crítica. [...] 
    Apesar de parecer o contrário, a invenção da América Latina é recente e sua institucionalização data da criação da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), em 1948. [...] É com esta postura, de entender esta região como algo “natural” e que sempre existiu, que a ideia de América Latina homogênea vem sendo praticada nas mais diversas áreas do conhecimento e nos meios de comunicação como uma questão dada, seja nos meios acadêmicos, seja no senso comum. [...] 
A ideia de América Latina apresenta não só certa imprecisão na delimitação geográfica, mas também no sentido de uma identidade regional. Surpreende-nos que o nome da região continue sendo usado com muita naturalidade, apesar de dotado de um significado vago, impreciso. Ao questionarmos a existência de uma América “latina”, fica evidente a artificialidade com que o nome dessa região se propagou e ganhou uso corrente. 
    Não só o nome, mas o estereótipo da América Latina e do latino-americano ganhou proporções mundiais, mesmo que nos países integrantes dessa região não houvesse sequer a clareza de uma identidade nacional, que dirá supranacional. A ideia de América Latina, para se manter com tal naturalidade, necessariamente invoca estereótipos e traços generalizantes na cultura, economia, sociedade etc. [...] 
Algumas questões, se bem trabalhadas, poderiam desmistificar esta homogeneidade: os povos indígenas e afrodescendentes seriam “latinos”? Quem é latino-americano (gentílico que englobaria mais de trinta países)? Como elencar critérios para caracterizações culturais que abarcariam toda a região? O que fazer com as exceções para cada argumento generalizante? Fariam parte do todo latino-americano? A quem interessa ser latino-americano? 
    Além de classificar pelo tipo de colonização e por critérios socioeconômicos, culturais e históricos, a regionalização que divide a América em Anglo-Saxônica e Latina utiliza termos referentes aos aspectos linguísticos dos colonizadores. 
Observe abaixo o mapa dessa regionalização e, em seguida, faça as atividades propostas. 
a) Qual é a principal crítica realizada pelo texto? 





b) Na sua opinião, como foi construída a ideia de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa? 





c) Você se considera latino-americano? Quais aspectos você levou em consideração para responder a essa questão? Converse com seus colegas, apresente seu posicionamento e reflita sobre o deles. 






BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 
Professor Leandro.

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