OBJETO DO CONHECIMENTO: Desafios
éticos contemporâneos: a ciência e a condição humana.
HABILIDADES: * Reconhecer a relevância da reflexão
filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades
contemporâneas.
ATIVIDADES
Segundo Adorno, no processo do mundo moderno, a racionalidade dominante,
o calculo limita-se a eficácia do resultado, aos números serem favoráveis. E o
tipo de racionalidade, por exemplo, que prevê a rígida separação entre o
progresso da ciência e da técnica e as questões éticas. Na racionalidade
técnica voltada para resultados a aparência de neutralidade e a imparcialidade são
capazes de legitimar decisões políticas e sociais fundamentadoras de processos de
dominação e exploração.
Adorno e Horkheimer nos convidam a pensar a relação dialética entre
progresso e barbárie.
Para os filósofos frankfurtianos, a experiência vivida por alemães,
ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, comunistas e judeus nos eventos do
nazismo e revelador de como o desenvolvimento cientifico e tecnológico pode
produzir ciência e técnica com a finalidade de explorar, torturar e exterminar
eficazmente seres humanos.
A partir desta abordagem, sugerimos a leitura
do trecho que se encontra nas páginas 96 e 97 do caderno do aluno 4º
bimestre para responder as questões da pagina 97.
AVALIAÇÃO: Devolutiva
(retorno das atividades) através do whattsap / Blog.
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