OBJETO DO CONHECIMENTO: Desumanização e coisificação do outro.
HABILIDADES: *Apreender como
ocorrem processos de desumanização e coisificação do outro.
MOMENTO 3
Desumanização e coisificação do outro
Diariamente são noticiadas situações que exemplificam isso claramente. Certo é
que, muitas denúncias deixam de ser registradas ou noticiadas. O que implica em
compreender que as estatísticas relatam um universo aproximado.
Analise essas situações, aqui expressas por manchetes baseadas em casos
divulgados nos meios de comunicação:
• Motorista atropela ciclista que estava à sua frente no trânsito1.
• Estatística demonstra que se mata muitíssimo mais pessoas negras do que
pessoas brancas.2
• Empresário condenado por trabalho escravo entende que empregada que
pleiteia pagamento é oportunista3.
notícias pode contribuir com a reunião de elementos para a desnaturalização do
olhar. O cerne da atividade é a discussão sobre por que algumas pessoas
entenderem que outras, de acordo com suas condições, se tornam objetos dos
quais podem dispor, independentemente de suas necessidades, sentimentos e
anseios.
Nessa reflexão, também precisam ser inseridas as pessoas que não
compreendem os semelhantes como objetos, mas acabam desconsiderando-os,
ao não serem capazes de enxergá-los como seres humanos, porém, apenas como
um entrave no seu dia a dia. Como, por exemplo, os carroceiros, que atrapalham
seu deslocamento no trânsito.
Você observara que o problema em questão tem algumas raízes na
individualidade? Isto é, no quanto a preocupação consigo mesmo é capaz de
envolver em brumas os outros e suas necessidades.
Obviamente, essa é uma discussão ampla e deve ser pautada com o maior
número de indicadores possíveis. No caso da locomoção, acima citada, fatores
com a precariedade do transporte público, por exemplo, também devem ser
levados em consideração.
Na mesma seara, observa-se a ânsia pela posse de armas por parte da
população, que acredita que por si só pode dar conta da própria segurança. Este é
outro indicativo de como a individualidade contribui para a compreensão de que o
outro vale tanto quanto um objeto e eliminá-lo é justificável, na medida em que
isso garante a própria sobrevivência.
Em muitos casos, a posse da arma pode extrapolar a questão da segurança. Dois
momentos recentes evidenciam tais circunstâncias: o assassinato do ator Rafael
Henrique Miguel e seus pais, no dia 09 de junho de 2019, em São Paulo, e o
assassinato de um morador de rua, no dia 11 de maio de 2019, em Santo André.
Os dois trágicos acontecimentos têm um radical comum: a banalização da
violência, que atinge todos os estratos. Este é um terreno fértil para
desumanização e coisificação de pessoas que, segundo aqueles que atentam
contra elas, não “preenchem os requisitos”.
manifestações de apoio aos assassinos (estas, muito provavelmente, hospedadas
em grupos de redes sociais) para constituir uma análise sociológica da
banalização da violência.
O objetivo é a compreensão de que a violência e sua banalização encontram
solo fértil na desumanização e coisificação do outro, e vice-versa.
ATIVIDADES:
Assistir as aulas no Centro de Mídias SP.
Interagir no grupo de WhatsApp da turma e professor.
Caderno do aluno 3ª série 4º bimestre página: 102-105
1- Você já estranhou condições degradantes em que muitas pessoas se
encontram e as violências que sofrem por serem o que são e estarem onde
estão?
2- Afinal, até que ponto podemos criticar alguém por usar o próprio veículo
se o serviço público não atende todas as demandas da população?
Fazer leitura do texto para responder as questões proposta.
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através
do whattsap / Blog.
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