quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° TERMO /EJA

 

               OBJETO DO CONHECIMENTO: Desafios éticos contemporâneos: a ciência e a condição humana.

 

HABILIDADES: * Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas.

ATIVIDADES

Segundo Adorno, no processo do mundo moderno, a racionalidade dominante, o calculo limita-se a eficácia do resultado, aos números serem favoráveis. E o tipo de racionalidade, por exemplo, que prevê a rígida separação entre o progresso da ciência e da técnica e as questões éticas. Na racionalidade técnica voltada para resultados a aparência de neutralidade e a imparcialidade são capazes de legitimar decisões políticas e sociais fundamentadoras de processos de dominação e exploração.

Adorno e Horkheimer nos convidam a pensar a relação dialética entre progresso e barbárie.

Para os filósofos frankfurtianos, a experiência vivida por alemães, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, comunistas e judeus nos eventos do nazismo e revelador de como o desenvolvimento cientifico e tecnológico pode produzir ciência e técnica com a finalidade de explorar, torturar e exterminar eficazmente seres humanos.

 A partir desta abordagem, sugerimos a leitura do trecho que se encontra nas páginas 96 e 97 do caderno do aluno 4º bimestre  para responder as  questões da pagina 97.

 

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

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