OBJETO
DO CONHECIMENTO:
Desafios éticos contemporâneos: a ciência e a condição humana.
HABILIDADES: * Reconhecer a relevância da reflexão filosófica
para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades
contemporâneas.
ATIVIDADES
Segundo Adorno, no processo do mundo moderno, a racionalidade dominante,
o calculo limita-se a eficácia do resultado, aos números serem favoráveis. E o tipo
de racionalidade, por exemplo, que prevê a rígida separação entre o progresso
da ciência e da técnica e as questões éticas. Na racionalidade técnica voltada
para resultados a aparência de neutralidade e a imparcialidade são capazes de
legitimar decisões políticas e sociais fundamentadoras de processos de
dominação e exploração.
Adorno e Horkheimer nos convidam a pensar a relação dialética entre
progresso e barbárie.
Para os filósofos frankfurtianos, a experiência vivida por alemães,
ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, comunistas e judeus nos eventos do
nazismo e revelador de como o desenvolvimento cientifico e tecnológico pode
produzir ciência e técnica com a finalidade de explorar, torturar e exterminar
eficazmente seres humanos.
A partir desta abordagem, sugerimos a leitura
do trecho que se encontra nas páginas 96 e 97 do caderno do aluno 4º
bimestre para responder as questões da pagina 97.
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através
do whattsap / Blog.
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