segunda-feira, 6 de julho de 2020

Geografia 7º Ano EF- Turma B - População e Migração

02 de Julho População e migração brasileira: Aula II

Material de Apoio


Roteiro
Roteiro de Estudo
29 de junho à 06 de julho. 
Quantidade de Aulas
04 aulas 
Unidade Temática
Conexões e escalas
Código
EF07GE17
Descritor
Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas, africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo. 
Objeto do Conhecimento
Formação Territorial do Brasil e características da população brasileira. 
Atividades
Assistir as aulas no CMSP
Interagir no Grupo de WhatsApp da sala
Resolver os Exercícios 
Avaliação
Interação e Engajamento 
Resolução das Atividades proposta.

Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula referente ao dia 02 de julho, sobre o tema: População e Migração Brasileira II.
R.

02- Observe atentamente a coleção de mapas abaixo para responder às questões a seguir. 

a) De qual região partiu o fluxo mais intenso de migrantes com destino à região Sul? O que poderia explicar esse fluxo?
R.

b) Para onde se deslocou a maior parte dos migrantes que deixaram a região Sudeste? O que poderia significar esse deslocamento?
R.

c) Com o auxílio da coleção de mapas Migrações internas no Brasil, 1995-2000, classifique as regiões brasileiras de 1 a 5, considerando como 1 a que recebeu o maior número de migrantes entre 1995 e 2000.
1.
2.
3.
4.
5.

03- Leia o mapa "Deslocamento pendular para o trabalho - Região metropolitana de São Paulo" para responder às questões. 


a) Qual o nome do fenômeno geográfico que o mapa mostra? Defina esse fenômeno. 
R. 

b) Descreva o que as setas revelam?


04- Leia com atenção.
Pau de Arara
Luiz Gonzaga
Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau­de­arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matola

A letra da música pode ser relacionada a qual fenômeno social?
a) Aglomeração.
b) Conurbação.
c) Êxodo Rural.
d) Transumância.

BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 13 de julho de 2020.
Professor Leandro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário