E E DIÓGENES
RIBEIRO DE LIMA
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DISCIPLINA: Matemática
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TURMA: 1ºA EM
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PROFESSOROR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido
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CONTEÚDO: Funções - Funções polinomiais de 2º grau: significado, gráficos, interseções
com os eixos, vértices e sinais.
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TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
(x) MATERIAIS
IMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
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Período: 20/04 – 24/07
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Horas/ aulas: 5 Aulas
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OBJETIVO DE CONHECIMENTO: • Gráfico
que expressa uma proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de
outra. • Expressar por meio de funções quadráticas a proporcionalidade direta
entre uma grandeza e o quadrado de outra.
HABILIDADES: 1.
Compreender a função de 2º grau como expressão de uma proporcionalidade direta
com o quadrado da variável independente. 2. Expressar por meio de gráficos tal
proporcionalidade.
ATIVIDADES:
·
-
Assistir as aulas no CMSP;
·
-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·
-
Resolver as atividades do caderninho, do
Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·
Caderno do aluno - Atividades.
(Pág.,15,16,17,18,19,20,21,22,23).
AVALIAÇÃO:
·
Interação e engajamento;
·
Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.
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A função do 2º grau (também chamada de
função quadrática) traz o expoente 2 em sua incógnita, sendo escrita por meio
da função f(x) = ax² + bx + c. Para que essa função
seja válida, é necessário que a, b e c pertençam
ao conjunto dos números reais e a deve ser diferente de zero.
Definição
x² + 5x + 8 = 0 (equação do
2º grau)
x² + 9 = 0 (equação do 2º
grau)
A forma de encontrar o
valor da incógnita x na equação de 2º grau é mediante a fórmula de Bhaskara.
Bhaskara foi um matemático (professor, astrólogo,
astrônomo) muito dedicado, depois de vários estudos ele nos trouxe, de forma
bem resumida, a solução geral da equação do 2º grau, que se resume basicamente
em:
x = – b ± √Δ
2a
2a
Δ = b2 – 4·a·c
Mas de onde vieram as letras a, b e c que
estão descritas na fórmula? É só analisar a equação em si:
ax² + bx + c =
0
Assim, a representa
qualquer número que esteja multiplicando x², b é
o número que multiplica a incógnita x e c é o
número sozinho.
Cada equação apresenta uma característica
quando representada em um gráfico. A equação do 1º grau, por exemplo, é uma
reta, portanto, ela encontra o eixo x apenas em um ponto (justamente o valor de
“x” encontrado na equação). Já a equação do 2º grau tem a característica de ser
uma parábola, encontrando em dois pontos do eixo x, por isso, temos duas
respostas da equação e as chamamos de raízes da função.
Sendo
uma parábola, é necessário encontrar os valores do vértice, ou seja, o “ponto
de virada” da parábola.
O x do vértice é dado pela
fórmula:
Xv = – b
2a
2a
E o y do vértice é o
resultado da fórmula:
Yv = – Δ
4a
4a
Na prática, funciona da
seguinte forma:
Exemplo 1:
x² + 2x – 4 = 0
Passo 1: Identificar a, b e c:
a = 1
b = +2
c = –4
b = +2
c = –4
Passo 2: Achar o valor de Δ na fórmula:
Δ= b² – 4ac
Δ= 2² – 4.2.(–4)
Δ = 4 – 8.(–4)
Δ = 4 + 32
Δ = 36
Δ= 2² – 4.2.(–4)
Δ = 4 – 8.(–4)
Δ = 4 + 32
Δ = 36
Passo 3: Encontrar os valores de x (as raízes da função):
x = – b ± √Δ
2a
2a
x = – (+2) ± √36
2.1
2.1
x = – 2 ± 6
2
2
x’= – 2 + 6
2
x’= 4
2
x’= 2
|
x”= – 2 –6
2
x’’= – 8
2
x”= – 4
|
Xv = – b
2a
2a
Xv = – 2
2.1
2.1
Xv = – 2
2
2
Xv = – 1
Yv = – 36
4.1
4.1
Yv = – 36
4
4
Yv = – 9
Passo 5: Montar o gráfico da
função:
Com os valores de x’ = 2; x” = –4;
Xv = –1; Yv = –9, a parábola
fica da seguinte forma:
Mais exercícios
3. Esboce o gráfico das
funções abaixo, seguindo o exemplo acima:
a) f(x) = x2 – 13x + 42
h) (x –
1)(3x + 2) = 0
b) f(x)=-2x2 – 5x + 6
c)f(x)= 3x2 + x – 14
d) f(x)= 5x2 – 3x – 2
e) 12 –
2x2 = 8x + 2
f) 2x (5 – x) = x2 + 3 Qualquer dúvida, estou a disposição.
Bons Estudos.
g) f(x)=5x2 – 2x + 1
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