sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Matemática 1ª Série EM - Funções-Funções polinomiais do 2º Grau


E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 1ºA  EM
PROFESSOROR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido
CONTEÚDO: Funções - Funções polinomiais de 2º grau: significado, gráficos, interseções com os eixos, vértices e sinais.

TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
(x) MATERIAIS  IMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 20/04 – 24/07

Horas/ aulas: 5 Aulas


OBJETIVO DE CONHECIMENTO: • Gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra. • Expressar por meio de funções quadráticas a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra.
HABILIDADES: 1. Compreender a função de 2º grau como expressão de uma proporcionalidade direta com o quadrado da variável independente. 2. Expressar por meio de gráficos tal proporcionalidade.
ATIVIDADES:
·         - Assistir as aulas no CMSP;
·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·         Caderno do aluno  - Atividades. (Pág.,15,16,17,18,19,20,21,22,23). 

AVALIAÇÃO:
·          Interação e engajamento;
·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.


Agora é com vocês!
Mais vídeos de apoio.

Mais sobre o assunto, e mais atividades.
A função do 2º grau (também chamada de função quadrática) traz o expoente 2 em sua incógnita, sendo escrita por meio da função f(x) = ax² + bx + c. Para que essa função seja válida, é necessário que ab e c pertençam ao conjunto dos números reais e a deve ser diferente de zero.
Definição
equação do 2º grau é determinada pelo expoente 2 que estiver na incógnita. Por exemplo:
x² + 5x + 8 = 0 (equação do 2º grau)
x² + 9 = 0 (equação do 2º grau)
A forma de encontrar o valor da incógnita x na equação de 2º grau é mediante a fórmula de Bhaskara.
Bhaskara foi um matemático (professor, astrólogo, astrônomo) muito dedicado, depois de vários estudos ele nos trouxe, de forma bem resumida, a solução geral da equação do 2º grau, que se resume basicamente em:
x = – b ± √Δ
      2a
Δ = b2 – 4·a·c
Mas de onde vieram as letras ab e c que estão descritas na fórmula? É só analisar a equação em si:
ax² + bx + c = 0
Assim, a representa qualquer número que esteja multiplicando x², b é o número que multiplica a incógnita x e c é o número sozinho.
Cada equação apresenta uma característica quando representada em um gráfico. A equação do 1º grau, por exemplo, é uma reta, portanto, ela encontra o eixo x apenas em um ponto (justamente o valor de “x” encontrado na equação). Já a equação do 2º grau tem a característica de ser uma parábola, encontrando em dois pontos do eixo x, por isso, temos duas respostas da equação e as chamamos de raízes da função.
Sendo uma parábola, é necessário encontrar os valores do vértice, ou seja, o “ponto de virada” da parábola.
x do vértice é dado pela fórmula:
Xv = – b
         2a
E o y do vértice é o resultado da fórmula:
Yv = – Δ
        4a

Na prática, funciona da seguinte forma:
Exemplo 1:
x² + 2x – 4 = 0
Passo 1: Identificar ab e c:
a = 1
b = +2
c = –4
 
Passo 2: Achar o valor de Δ na fórmula:
Δ= b² – 4ac
Δ= 2² – 4.2.(–4)
Δ = 4 – 8.(–4)
Δ = 4 + 32
Δ = 36

Passo 3: Encontrar os valores de x (as raízes da função):
x = – b ± √Δ
      2a
x = – (+2) ± √36
      2.1
x = – 2 ± 6
      2
 
x’= – 2 + 6
     2
x’=  4
      2
x’= 2
x”= – 2 –6
       2
x’’= – 8
       2
x”=  – 4
Passo 4: Encontrar x e do vértice:
Xv = – b
        2a
Xv = – 2
        2.1
Xv = – 2
        2
Xv = – 1
Yv = – 36
         4.1
Yv = – 36
         4
Yv = – 9
Passo 5: Montar o gráfico da função:

Com os valores de x’ = 2; x” = 4; Xv = 1; Yv = 9, a parábola fica da seguinte forma:
Mais exercícios
3. Esboce o gráfico das funções abaixo, seguindo o exemplo acima:
a) f(x) = x2 – 13x + 42                                                                                                                   
                                   h) (x – 1)(3x + 2) = 0
b) f(x)=-2x2 – 5x + 6

c)f(x)= 3x2 + x – 14 

d) f(x)= 5x2 – 3x – 2

e) 12 – 2x2 = 8x + 2                                                                                                     


Bons Estudos.
g) f(x)=5x2 – 2x + 1

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