segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Geografia 2º Ano EM - População brasileira - Formação e costumes: Parte II


População brasileira - Formação e costumes: Parte II

Os Imigrantes e o Café no Brasil


Roteiro de Estudo:           17 de Agosto à 24 de Agosto.  
  

 Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 14 de Agosto de 2020, referente ao tema: População brasileira - Formação e costumes: Parte II. 





02- Observe a tabela e depois, responda às questões. 
No Brasil, uma grande parte dos imigrantes dirigiu-se para as grandes fazendas de café. Um número menor de imigrantes se estabeleceu como pequeno proprietário nos núcleos coloniais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo [...] FAUSTO, Boris. História geral da civilização brasileira. Tomo III: O Brasil republicano. Sociedade e Instituições (1889-1930). 6. ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2006. p. 105. v. 9. (Adaptado.) 
a) A que conclusão podemos chegar ao relacionar o texto e a tabela? 





b) Escolha uma das nacionalidades da tabela e pesquise em livros de História e na Internet os motivos da migração, principais destinos, ocupações e Interferências na cultura brasileira 





03- Leia o trecho da música “Nois é jeca mais é joia” de Juraildes da Cruz e Xangai: 

Se farinha fosse americana 

mandioca importada 

banquete de bacana 

era farinhada 

Andam falando que nóis é caipora 

qui nóis tem qui aprender ingrês 

qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra 

deixe de bestáge 

nóis nem sabe o portuguêis 

nóis somo é caipira pop 

nóis entra na chuva e nem moia 

meu ailóviú 

nóis é jéca mais é joia 

Tiro bicho de pé com canivete 

mais já tô na internet 

nóis é jéca mais é joia. 

Considerando a letra da música e o processo de formação econômica e social dos países subdesenvolvidos, é possível afirmar que: 

a) a internalização, especialmente pela elite dos países subdesenvolvidos, de hábitos de consumo e formas culturais produzidos no exterior é uma característica marcante ao longo do processo de formação desses países. 

b) as formas culturais produzidas nos países subdesenvolvidos tornaram-se elementos valorizados no cotidiano das elites dos países desenvolvidos ao longo de seu processo de formação. 

c) os hábitos de consumo e as formas culturais produzidas nos países desenvolvidos não tiveram impactos significativos no processo de formação social e cultural dos países subdesenvolvidos. 

d) as formas culturais e os hábitos de consumo produzidos nos países subdesenvolvidos foram responsáveis por moldar o comportamento cultural das elites dos próprios países subdesenvolvidos. 

e) a intensificação dos intercâmbios comerciais entre os países permitiu que produtos alimentares, como é o caso da mandioca, se caracterizassem como a base da alimentação de sociedades localizadas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário