18/06 Formação socioeconômica e territorial do Brasil: Parte I
19/06 Formação socioeconômica e territorial do Brasil: Parte II
ATIVIDADES
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 19 de junho, referente a Formação socioeconômica e territorial do Brasil: Parte II.
R.
02- A DINÂMICA DA NATUREZA E O TEMPO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE
No Pantanal, grande planície de inundação que abrange o sul do estado de Mato Grosso e o noroeste de Mato Grosso do Sul, as evidências históricas da relação do ser humano com a natureza são marcantes. Para se adaptar ao meio ambiente, os habitantes criaram modos de vida particulares. No século XVI, portugueses e espanhóis cruzaram as planícies pantaneiras, inicialmente ocupadas por indígenas, em busca de metais preciosos. Contudo, foi no século XVIII, com a expansão para o interior, que a ocupação ocorreu de forma mais intensa. Para praticar a pecuária, os habitantes precisaram conhecer a sazonalidade do regime fluvial, que modifica significativamente a paisagem local. No Pantanal, as épocas chuvosas e secas condicionam a movimentação do gado pelas planícies. Para não colocar os animais em risco, o pantaneiro se tornou um profundo conhecedor da fauna e da flora locais, unindo a sabedoria herdada dos indígenas com a dos paraguaios e a dos sulistas.
Essas heranças se manifestam também na culinária, com grande variedade de pratos típicos, como o peixe na brasa, o caldo de piranha, o sarrabulho (miúdos de bovinos), o tereré (chá de erva-mate gelado) e a carne de jacaré. A música e as festas, como a do Touro Candil, foram influenciadas por diferentes povos que habitaram o Pantanal. Ritmos como cururu, polca e rasqueado guardam traços dessa diversidade cultural. As festas religiosas, como a de Nossa Senhora de Caacupé, receberam influência de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. O Pantanal é uma região de forte preservação das tradições.
a) Quem foram os primeiros ocupantes do Pantanal?
R-
b) Por que é importante o conhecimento dos ritmos da natureza no Pantanal?
R-
03- Leia o trecho a seguir com atenção.
Não se pode menosprezar um período famoso da história colonial, as bandeiras, essas expedições lançadas através do continente que contribuíram fortemente para estender o domínio português. Seu foco principal foi um povoado nascido ao redor de um colégio fundado pelos jesuítas, São Paulo. Desta aldeia, onde se falava mais tupi que português, partiram expedições compostas de um punhado de brancos agrupados em volta de uma bandeira, algumas dezenas de mestiços e, principalmente, índios aliados, que conheciam melhor que os portugueses as trilhas antigas e os recursos naturais que podiam ser usados no caminho. (...) O motivo dessas aventuras era evidentemente a esperança de lucro, porque pretendiam capturar índios para as plantações de cana-de-açúcar do litoral.
(...) Mais tarde, voltaram-se para a prospecção de metais e pedras preciosas, descobrindo, no fim do século XVII, as jazidas de ouro de Minas Gerais (as quais defenderam de armas na mão contra os colonos recentemente chegados de Portugal) e, em seguida, as de Goiás, em 1718, e as de Mato Grosso, em 1725. Fonte: THÉRY, Hervé; MELLO, Neli A. de.Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 34.
O texto trata de um movimento importante para a expansão do território brasileiro durante o século XVII, as bandeiras. Responda:
a) Quais eram os objetivos dessas expedições?
R.
b) Quem fazia parte desse movimento? Explique destacando uma passagem do texto.
R.
c) Por qual nome os integrantes dessas expedições ficaram conhecidos?
R.
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp. Data de entrega 29 de junho de 2020.
Grato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário