Atenção alunos !
Essa semana ficara em aberto para aqueles que não realizaram atividades .
Escola Diógenes Ribeiro de Lima
Professor : Creberson Fernandes Maciel
Serie: 3º ano A
Disciplina : Física
Roteiro de estudos
Datas :31/07 a 7/08/2020
Unidade Temática
Motores elétricos
Objetivo de conhecimento
Utilizar
energia de maneira adequada no dia a dia no funcionamento dos motores elétricos .
Habilidades
Utilizar procedimentos e instrumentos
adequados para realizar experimentos , elaborar hipóteses e interpretar resultados na construção de um motor simples
.
Atividades
Interação com o professor
Assistir aulas no CMPS
Responder
as perguntas no centro de mídias enviar para o professor
Exercícios proposto.
Essa semana ficara aberto para aqueles(a) que não realizaram atividades..
Entregar até data 31/07/2020
Lembre-se ninguém pode aprender por vc!
Construir um resumo em forma de texto sobre o que vc aprendeu?
Atenção com os erros ortofotografia ,sera avaliado .
Linhas 30 .
Escola Diógenes Ribeiro de Lima
Professor : Creberson Fernandes Maciel
Serie:
3º ano A
Disciplina : Física
Roteiro
de estudos
Datas
:17/07 a 24/072020
Unidade
Temática
Motores elétricos
Objetivo
de conhecimento
Identificar
a presença na vida cotidiana
Compreender a importância e a maneira correta de utilizar os motores
Habilidades
Explicar
o funcionamento de motores e geradores elétricos
e seus componentes e os correspondentes
Fenômenos
e interações eletromagnéticos .
Atividades
Interação
com o professor
Assistir
aulas no CMPS
Responder as perguntas
no centro de mídias enviar para o professor
Exercícios
proposto.
Exercícios
1)Um motor elétrico de indução trifásico de
oito pólos, frequência de 60 Hz apresenta uma velocidade nominal síncrona de:
a) 1550 rpm
b) 1650 rpm
c) 1750 rpm
d) 1800 rpm
e) 3600 rpm
2) Leia
as declarações abaixo e, a seguir, assinale a correta.
a) Os conversores
estáticos de partida, ou chaves estáticas de partida, são aparelhos eletrônicos
aplicados à partida suave, à parada suave, à frenagem e até mesmo à operação
com economia de energia elétrica de motores de indução trifásicos.
b) Os inversores de
frequência são utilizados na aceleração, desaceleração e proteção de motores
elétricos de indução trifásicos.
c) Os motores de
indução trifásicos, devido a sua robustez, a sua construção simples e ao grande
espectro de potência, levam ao mais simples e barato acionamento de máquinas
operatrizes, excepcionalmente onde se deseja controle ou regulação de veloc.
d) Os motores de
indução trifásicos não necessitam de sistemas de atenuação de corrente de
partida, devido as suas características construtivas.
e) A chave
estática de partida dos motores elétricos também protege estes equipamentos
contra possíveis afundamentos da tensão de alimentação.
3)Suponha que o
terminal 4 tenha sido ligado ao terminal 5 e a fonte de tensão CA, ligada entre
os terminais 1 e 2. Nessa situação, caso a lâmpada ligada entre os terminais 3
e 6 se acenda, os terminais 4 e 5 das bobinas terão a mesma polaridade.
( ) Certo ( ) errado
4 ) Um motor de indução trifásico, 220 V, 60
Hz opera com rotação de 1710 rpm e escorregamento de 5%. Portanto, trata-se de
um motor com número de polos igual a
a) 1
b) 3
c) 4
d) 7
e) 10
Escola Diógenes
Ribeiro de Lima
Professor : Creberson
Fernandes Maciel
Serie: 3º ano A
Disciplina :
Física
Roteiro de
estudos
Datas :10/07 a
17/072020
Unidade Temática
Vetor campo magnético
Objetivo de
conhecimento
Compreender o conceito de vetor e suas relações no campo magnético.
Habilidades
Identificar a relação entre a
corrente elétrica e o campo magnético
correspondente em termos de intensidade
, direção e sentido ..
Atividades
Interação com o professor
Assistir aulas no CMPS
Resolver os exercícios proposto
Avaliação
Engajamento , interação com o professor
Resolução dos exercícios .
1)
Duas espiras circulares, 1 e 2, coplanares e concêntricas,
possuem raios R1 e R2 e são percorridas por
correntes I1 e I2, respectivamente (veja a
figura). Sendo R2 = 2 R1 e I2 = 3 I1, a razão entre os módulos dos campos magnéticos
criados pelas espiras 2 e 1 no centro O, B2/B1,
a direção e o sentido do campo magnético resultante no centro O das espiras
são, respectivamente:
a) 1,5,
perpendicular à folha e apontando para fora dela.
b) 1,5,
perpendicular à folha e apontando para dentro dela.
c) 2/3,
perpendicular à folha e apontando para fora dela.
d) 2/3,
perpendicular à folha e apontando para dentro dela.
2)
Leia as afirmações a respeito do campo magnético gerado por uma
espira circular.
I – O módulo do campo magnético gerado por uma espira é
diretamente proporcional ao seu raio;
II – Se a corrente elétrica que flui por uma espira for dobrada,
o campo magnético gerado por ela será duas vezes maior;
III – O sentido da corrente elétrica não interfere na direção e
sentido do vetor indução magnética.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) Apenas III
e) Apenas II
3)
Para uma espira circular condutora, percorrida por uma corrente
elétrica de intensidade i, é registrado um campo magnético de intensidade B no
seu centro. Alterando-se a intensidade da corrente elétrica na espira para um
novo valor ifinal, observa-se
que o módulo do campo magnético, no mesmo ponto, assumirá o valor 5B. Qual é a
razão entre as intensidades das correntes elétricas final e inicial (ifinal / i)?
a) 1/5
b) 1/25
c) 5
d) 10
e) 25
Bom dia alunos
26/06/2020
Atividades
1)Marque a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo.
a)
b)
c)
d)
e)
2) Um fio retilíneo conduz corrente elétrica de 2 A. Marque a alternativa correta a repeito dos valores e características dos campos magnéticos criados em pontos próximos ao fio.
a) A uma distância de 5 cm do fio, o campo magnético possui intensidade de 6 μT.
b) O campo magnético gerado por um fio possui a mesma direção e o mesmo sentido do deslocamento das cargas elétricas.
c) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8 μT a uma distância de 15 cm do fio.
d) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8,5 μT a uma distância de 10 cm do fio.
e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.
3)Um fio retilíneo conduz corrente elétrica de 2 A. Marque a alternativa correta a repeito dos valores e características dos campos magnéticos criados em pontos próximos ao fio.
a) A uma distância de 5 cm do fio, o campo magnético possui intensidade de 6 μT.
b) O campo magnético gerado por um fio possui a mesma direção e o mesmo sentido do deslocamento das cargas elétricas.
c) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8 μT a uma distância de 15 cm do fio.
d) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8,5 μT a uma distância de 10 cm do fio.
e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.
Campo magnético
Objetivos : compreender o dimensionamentos do circuito domestico.
Atividades
1) A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:
a) Perpendicular
ao plano da figura e “penetrando” nele.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.
2)Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da
reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com
velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo
magnético
x
a) Perpendicular ao
plano da figura e “penetrando” nele.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.
3)Considere um ímã em
forma de barra apoiado sobre uma mesa. Você segura entre os dedos outro ímã em
forma de barra e investiga as forças magnéticas que agem sobre ele, nas
proximidades do ímã apoiado sobre a mesa. Você conclui que o ímã entre seus
dedos:
a) será sempre atraído pelo ímã fixo.
b) será sempre repelido
pelo ímã fixo.
c) tenderá sempre a
girar.
d) não será atraído nem
repelido.
e) poderá ser atraído ou
repelido.
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