sexta-feira, 19 de junho de 2020

Física 3º Ano EM - Atividades







Atenção alunos !

Essa semana ficara  em aberto para  aqueles que não realizaram atividades .


Escola Diógenes Ribeiro de Lima 
Professor : Creberson Fernandes Maciel

Serie: 3º ano A
Disciplina  : Física 

Roteiro de estudos 
Datas :31/07 a 7/08/2020

Unidade Temática
Motores elétricos

Objetivo de conhecimento
Utilizar  energia de maneira adequada no dia a dia  no funcionamento dos motores elétricos .

Habilidades
Utilizar procedimentos e instrumentos adequados para realizar experimentos , elaborar hipóteses e interpretar  resultados na construção de um motor simples .

Atividades
Interação com o professor
Assistir aulas  no CMPS
Responder as perguntas no centro de mídias enviar para o professor
Exercícios proposto.























Essa semana  ficara aberto  para  aqueles(a) que não realizaram atividades..  

Entregar  até data 31/07/2020

Lembre-se ninguém pode aprender por vc!


Construir  um resumo em forma de texto  sobre o que vc aprendeu?

Atenção com os erros ortofotografia ,sera avaliado .

Linhas 30 .






















Escola Diógenes Ribeiro de Lima 
Professor : Creberson Fernandes Maciel

Serie: 3º ano A
Disciplina  : Física 

Roteiro de estudos 
Datas :17/07 a 24/072020




Unidade Temática  

Motores elétricos

Objetivo de conhecimento

Identificar a presença na vida cotidiana
Compreender   a importância  e a maneira correta de utilizar  os motores


Habilidades  
Explicar o funcionamento de motores e geradores  elétricos  e seus componentes  e os correspondentes
Fenômenos e interações  eletromagnéticos .


Atividades
Interação com o professor
Assistir aulas  no CMPS  
Responder as perguntas no centro de mídias enviar para o professor
Exercícios proposto.


















Exercícios

1)Um motor elétrico de indução trifásico de oito pólos, frequência de 60 Hz apresenta uma velocidade nominal síncrona de:
a) 1550 rpm
b) 1650 rpm
c) 1750 rpm
d) 1800 rpm
e) 3600 rpm

 
2)  Leia as declarações abaixo e, a seguir, assinale a correta.
a) Os conversores estáticos de partida, ou chaves estáticas de partida, são aparelhos eletrônicos aplicados à partida suave, à parada suave, à frenagem e até mesmo à operação com economia de energia elétrica de motores de indução trifásicos.

b) Os inversores de frequência são utilizados na aceleração, desaceleração e proteção de motores elétricos de indução trifásicos.

c) Os motores de indução trifásicos, devido a sua robustez, a sua construção simples e ao grande espectro de potência, levam ao mais simples e barato acionamento de máquinas operatrizes, excepcionalmente onde se deseja controle ou regulação de veloc.

d) Os motores de indução trifásicos não necessitam de sistemas de atenuação de corrente de partida, devido as suas características construtivas.

e) A chave estática de partida dos motores elétricos também protege estes equipamentos contra possíveis afundamentos da tensão de alimentação.



 3)Suponha que o terminal 4 tenha sido ligado ao terminal 5 e a fonte de tensão CA, ligada entre os terminais 1 e 2. Nessa situação, caso a lâmpada ligada entre os terminais 3 e 6 se acenda, os terminais 4 e 5 das bobinas terão a mesma polaridade.


( ) Certo                              ( ) errado



4 ) Um motor de indução trifásico, 220 V, 60 Hz opera com rotação de 1710 rpm e escorregamento de 5%. Portanto, trata-se de um motor com número de polos igual a
a) 1
b) 3
c) 4
d) 7
e) 10










































































Escola Diógenes Ribeiro de Lima 
Professor : Creberson Fernandes Maciel

Serie: 3º ano A
Disciplina  : Física 

Roteiro de estudos 
Datas :10/07 a 17/072020




Unidade Temática  
Vetor campo magnético  

Objetivo de conhecimento
Compreender o conceito de vetor e suas relações no campo magnético.

Habilidades  

Identificar  a relação entre a corrente elétrica  e o campo magnético correspondente  em termos de intensidade , direção e sentido ..
Atividades
Interação com o professor
Assistir aulas  no CMPS  
Resolver os exercícios proposto





Avaliação
Engajamento , interação com o professor
Resolução dos exercícios .



















 1)     Duas espiras circulares, 1 e 2, coplanares e concêntricas, possuem raios R1 e R2 e são percorridas por correntes I1 e I2, respectivamente (veja a figura). Sendo R2 = 2 R1 e I2 = 3 I1, a razão entre os módulos dos campos magnéticos criados pelas espiras 2 e 1 no centro O, B2/B1, a direção e o sentido do campo magnético resultante no centro O das espiras são, respectivamente:
 








a) 1,5, perpendicular à folha e apontando para fora dela.
b) 1,5, perpendicular à folha e apontando para dentro dela.
c) 2/3, perpendicular à folha e apontando para fora dela.
d) 2/3, perpendicular à folha e apontando para dentro dela.


2)     Leia as afirmações a respeito do campo magnético gerado por uma espira circular.
I – O módulo do campo magnético gerado por uma espira é diretamente proporcional ao seu raio;
II – Se a corrente elétrica que flui por uma espira for dobrada, o campo magnético gerado por ela será duas vezes maior;
III – O sentido da corrente elétrica não interfere na direção e sentido do vetor indução magnética.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) Apenas III
e) Apenas II












3)  Para uma espira circular condutora, percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i, é registrado um campo magnético de intensidade B no seu centro. Alterando-se a intensidade da corrente elétrica na espira para um novo valor ifinal, observa-se que o módulo do campo magnético, no mesmo ponto, assumirá o valor 5B. Qual é a razão entre as intensidades das correntes elétricas final e inicial (ifinal / i)?
a) 1/5
b) 1/25
c) 5
d) 10
e) 25



























Bom dia alunos 



26/06/2020


Atividades 




1)Marque a alternativa que melhor representa o vetor indução magnética B no ponto P, gerado pela corrente elétrica que percorre o condutor retilíneo da figura abaixo.


a) 
b) 
c) 
d) 
e) 


2) Um fio retilíneo conduz corrente elétrica de 2 A. Marque a alternativa correta a repeito dos valores e características dos campos magnéticos criados em pontos próximos ao fio.
a) A uma distância de 5 cm do fio, o campo magnético possui intensidade de 6 μT.
b) O campo magnético gerado por um fio possui a mesma direção e o mesmo sentido do deslocamento das cargas elétricas.
c) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8 μT a uma distância de 15 cm do fio.
d) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8,5 μT a uma distância de 10 cm do fio.
e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.



3)Um fio retilíneo conduz corrente elétrica de 2 A. Marque a alternativa correta a repeito dos valores e características dos campos magnéticos criados em pontos próximos ao fio.
a) A uma distância de 5 cm do fio, o campo magnético possui intensidade de 6 μT.
b) O campo magnético gerado por um fio possui a mesma direção e o mesmo sentido do deslocamento das cargas elétricas.
c) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8 μT a uma distância de 15 cm do fio.
d) O campo magnético gerado pelo fio possui formato circular e vale 8,5 μT a uma distância de 10 cm do fio.

e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.



























































































































Campo magnético



Objetivos :  compreender o dimensionamentos do circuito domestico. 




Atividades 



1) A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em: 








a) Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.


2)Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo magnético 

x

a) Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.



3)Considere um ímã em forma de barra apoiado sobre uma mesa. Você segura entre os dedos outro ímã em forma de barra e investiga as forças magnéticas que agem sobre ele, nas proximidades do ímã apoiado sobre a mesa. Você conclui que o ímã entre seus dedos:



a) será sempre atraído pelo ímã fixo.
b) será sempre repelido pelo ímã fixo.
c) tenderá sempre a girar.
d) não será atraído nem repelido.
e) poderá ser atraído ou repelido.



          

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