sexta-feira, 19 de junho de 2020

História 3º Ano EM - Primeira Guerra Mundial - O conflito

Aula exibida no CMSP - 08/06/2020



Habilidade:

  • Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas.
Objetivo:

  • Identificar as relações de poder e conflitos de interesses entre as nações, que implicam a ascensão de ideologias, disputas econômicas, políticas e guerras.
  • Apresentar as características do conflito, seus impactos e consequências políticas, sociais e econômicas aos países que participaram, direta ou indiretamente.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Um conflito novo
A Primeira Guerra Mundial representou mudanças nas formas de enfrentamento e combate entre tropas. Uma técnica de combate que foi largamente utilizada pelos exércitos foram as TRINCHEIRAS.

As trincheiras eram "buracos" profundos onde os soldados se alojavam durante o fogo cruzado, mas também servia de acampamento, estoque de suprimentos, enfermaria etc. As condições das trincheiras eram tão insalubres que elas próprias representavam risco aos soldados, que passavam frio, fome, enfrentavam alagamentos, com corpos dos companheiros, doenças, ratos etc.

Aliança x Entente
Dadas as rivalidades e interesse de nações, países e impérios europeus, iniciou-se o processo de formação de alianças defensivas:
  • Tríplice Aliança (potências centrais): Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

  • Tríplice Entente (países aliados): Inglaterra, França e Rússia.


Movimentos
1ª Guerra de Movimentos (1914):
  • Tropas alemãs avançam e as francesas retrocedem;
  • Entretanto, com o avanço, os alemães ficam "presos" entre dois inimigos (França e Rússia);
  • Bélgica resiste à ofensiva alemã. França e Inglaterra conseguem deter os alemães (1ª Batalha do Marne).
Guerra de Trincheiras (1914-1917):
  • Tríplice Entente x Tríplice Aliança: 640 km de trincheiras: avanços km a km, medidos também por mortes;
  • Frente Oriental: alemães obtinham vitórias contra os russos, mas enfrentavam forte resistência de japoneses e também na África;
  • Itália: retira o apoio às Potências Centrais (Aliança) e ingressa no conflito ao lado da Tríplice Entente, juntamente com Grécia e Romênia;
  • Tríplice Aliança ganha aliados: Bulgária e Império Turco-Otomano.
Em 1917...
Além da entrada dos Estados Unidos e do Brasil, motivada sobretudo pela adoção da guerra submarina por parte da Alemanha, outros eventos contribuíram para dar outros rumos ao conflito:

Revolução Russa (1917): com a ascensão de Lênin ao poder, A Rússia se retira do conflito, assinando um acordo de paz com os alemães Tratado de Brst-Litovsk, 1918).

2ª Guerra de Movimentos (1917-1918):

  • Exército alemão deslocam suas tropas que combatiam na Rússia para a Frente Ocidental;
  • 2ª Batalha do Marne: As tropas da Tríplice Entente, com o reforço decisivo dos EUA, avançam contra os alemães. Diante da possibilidade de invasão do território alemão e no início de uma revolução popular na Alemanha, Guilherme II renuncia e proclama a República. Em 11 de novembro de 1918, a Alemanha assina o Armistício de Compiègne.

Fim do conflito
Desdobramentos:
14 Pontos de Wilson (paz sem vencedores) - proposta rejeitada por França e Inglaterra;

Tratado de Versalhes (1919): Alemanha, responsabilizada pelo conflito, sofre sanções, como devolver territórios conquistados, reduzir seu exército e seu arsenal bélico e pagar indenização aos vencedores.

Consequências:
Saldo de 9 milhões de mortos e 20 milhões de feridos;
Orfandade e traumas psicológicos;
EUA despontam como grande potência mundial;
Liga das Nações ("pré-ONU");
Mudanças no mapa da Europa.

Europa pós-Guerra

Mapa Europa pós-Guerra

ATIVIDADES
1- Com base nos mapa da Europa pós-Guerra, identifique as principais mudanças.

2- PESQUISE sobre o Arsenal bélico utilizado na Primeira Guerra Mundial.

3- Analise a frase do presidente americano Woodrow Wilson e PESQUISE sobre a participação das mulheres na Primeira Guerra Mundial e os impactos que causou no trabalho e no direito ao voto.

"Fizemos das mulheres parceiras nesta guerra. Devemos admiti-las somente a uma parceria de sofrimento e sacrifício e labuta e não a uma parceria de privilégios de direito?"




Nenhum comentário:

Postar um comentário