sexta-feira, 19 de junho de 2020

História 9º Ano EF - As Trincheiras e a Primeira Guerra Mundial

Aula exibida no CMSP - 17/06/2020





Habilidade:

  • Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
Objetivos:

  • Compreender os acontecimentos históricos do século XX e as relações de poder que se constroem no sistema capitalista; relacionar a expansão territorial como parte da dinâmica do sistema capitalista (concorrência capitalista no início do século XX); identificar nas relações de poder os principais elementos geradores dos grandes conflitos mundiais.

Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

"Durante o século XIX as potências europeias investiram no continente africano, através de um projeto de colonização, dominação e extração de recursos naturais. esses recursos eram o chumbo, o ferro, o cobre e produtos agrícolas como borracha e o algodão. Os minérios, tanto quanto a borracha e o algodão, eram fundamentais para que o processo de industrialização pudesse manter sua expansão e produção de riquezas". (Carlos Néri).



Responda:
1- Qual continente está representado no centro da imagem?

2- Quais os países representados na imagem? A qual continente eles pertencem?

3- O que essa imagem representa?

"A Conferência de Berlim ocorreu de novembro de 1884 até fevereiro de 1885. Seu objetivo era definir acordos de partilha do continente africano.

Essa conferência oficializou a colonização da África, e a divisão dos territórios entre as potências europeias, estudadas nesse período histórico". (Carlos Néri).




Aliança x Entente
Dadas as rivalidades e interesse de nações, países e impérios europeus, iniciou-se o processo de formação de alianças defensivas:
  • Tríplice Aliança (potências centrais): Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

  • Tríplice Entente (países aliados): Inglaterra, França e Rússia.
Atentado de Sarajevo, 28 de junho de 1914



Esse atentado marca o estopim do conflito e as declarações de guerras pelos países aliados.

A partir daí os países movimentam seus exércitos para as frentes de batalha.

As trincheiras foram amplamente utilizadas na 1ª Guerra Mundial como tática para conquista de territórios e proteção. Os soldados as cavavam e viviam por longos períodos sob condições que a guerra, de maneira impiedosa, os forçava.

Dentro das trincheiras, os soldados estavam expostos às condições precárias de higiene, às ações do tempo (chuva, frio, sol e calor), muitas vezes sem água, com alimentação péssima e racionada. Além disso, os mortos, por não haver condições de enterrá-los, eram deixados ali mesmo, o que tornava o cheiro quase que insuportável.

Participação do Brasil na Guerra
A declaração de guerra ao Império alemão foi assinada em 26 de outubro de 1917, após o império alemão ter torpedeado navios cargueiros do Brasil.

A 1ª Guerra Mundial marcou a utilização do poder tecnológico da industria como suporte bélico. Nas imagens, podemos observar algumas tecnologias desenvolvidas a fim de produzir destruição em massa.







Além da entrada dos Estados Unidos e do Brasil, motivada sobretudo pela adoção da guerra submarina por parte da Alemanha, outros eventos contribuíram para dar outros rumos ao conflito:

Revolução Russa (1917): com a ascensão de Lênin ao poder, A Rússia se retira do conflito, assinando um acordo de paz com os alemães Tratado de Brest-Litovsk, 1918.

O Tratado de paz, conhecido como Tratado de Versalhes, foi assinado em 28 de junho de 1919. e ratificado pela Liga das Nações em 10 de janeiro de 1920.

Alemanha

  • Perdeu 13% de seus territórios.
  • Reduziu o poder do exército.
  • Devolveu a Alsácia-Lorena aos franceses.
Império Austro-Húngaro

  • Foi impedido de se anexar a Alemanha.
  • Houve separação entre Áustria e Hungria.
Itália

  • A Itália não teve suas reivindicações atendidas.
Responda:
Qual dos três países apontados foi o maior prejudicado pelo Tratado de Versalhes?

Com a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), o mundo passou a viver uma nova realidade, a chamada Guerra Total, que não se restringiu a batalhas locais e aos combatentes, mas englobou diversos setores e grupos sociais das nações envolvidas.

Como o fim da guerra, não houve uma solução definitiva para os conflitos, e o Imperialismo ainda era uma questão mal resolvida. Alguns fatos contribuíram para esquentar o ânimo das nações europeias e as sanções do Tratado de Versalhes. Essa sucessão de fatos acirrou o sentimento revanchista na Alemanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário