sexta-feira, 19 de junho de 2020

História 8º Ano EF - Os processos de independência nas Américas I

Aula exibida no CMSP - 17/06/2020



Habilidades:
  • Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Objetivo:
  • Iremos refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da Corte e da Família Real portuguesa para o Brasil, também conhecido como Período Joanino (1808-1821).

Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A Chegada da Família Real no Brasil
Há 212 anos, em 22 de janeiro de 1808, D. João VI e a Família Real desembarcaram em Salvador (BA).

A viagem foi motivada pela invasão francesa a Portugal, ocorrida em 29 de novembro de 1807.

Napoleão Bonaparte havia declarado, em 1806, o Bloqueio Continental, proibindo que qualquer país europeu mantivesse contato comercial com a Inglaterra.

Com esta medida, Portugal corria o risco de perder seu maior aliado e de ficar sob o jugo francês. A solução encontrada para escapar da ameaça de Napoleão foi transferir temporariamente a sede do reino para o Brasil, principal colônia do império luso. Subitamente, toda a estrutura administrativa, funcionários, documentos, bem como a Família Real e a Corte, tiveram de ser embarcados na esquadra portuguesa, escoltada até o Brasil por navios de guerra da Inglaterra.

Napoleão Bonaparte

D. João VI de Portugal

Corte Real

Desembarque de D. Leopoldina no Brasil

Indígenas


Os Negros



Atividades
1- Compare e descreva as condições de vida entre os grupo sociais, apresentados nas obras de Debret, durante o período Colonial no Brasil.
a) Corte
b) Indígenas
c) Negros

2- Leia o texto e responda.

Carta Régia de 13 de Maio de 1808

Manda fazer guerra aos índios Botocudos.
Carta Regia, deveis considerar como principiada a guerra contra estes barbaros Indios: que deveis organizar em corpos aqueles Milicianos de Coritiba e do resto da Capitania de São Paulo que voluntariamente quizerem armar-se contra elles, e com a menor despeza possivel da minha Real Fazenda, perseguir os mesmos Ininfestadores dios do meu territorio; procedendo a declarar que todo o Miliciano, ou qualquer morador que segura algum destes Indios, poderá considera-los por quinze annos como prisioneiros de guerra, destinando-os ao serviço que mais lhe convier;... tendo porém vós todo o cuidado em fazer declarar e conhecer entre os mesmos Indios, que aquelles que se quizerem aldeiar e viver debaixo do suave jugo das minhas Leis, cultivando as terras que se lhe approximarem, já não só não ficarão sujeitos a serem feitos prisioneiros de guerra, mas serão até considerados como cidadãos livres e vassallos especialmente protegidos por mim, e por minhas Leis: e fazendo praticar isto mesmo religiosamente com todos aquelles que vierem offerecer-se a reconhecer a minha autoridade e se sujeitarem a viver em pacífica sociedade debaixo das minhas Leis, protectora de sua segurança individual e de sua propriedade.
  • Qual era a condição dos povos indígenas durante o período Colonial e Império?

Pesquise sobre as condições de vida da população indígena e negra brasileira na atualidade, e reflita:
  • O contexto histórico do Brasil Colonial influenciou o contexto em que esses grupos vivem hoje em dia? Justifique sua resposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário